Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2016

Aula 1 - Respiração





Como você respira? A maioria de nós, utiliza menos que 50% da capacidade pulmonar. Como isso?
Passamos o dia ocupados, concentrados ou distraídos com algo, e a respiração, se mantém ativa o suficiente para estarmos vivos...
Poderia dar inúmeras explicações para esse terrível comportamento, mas agora irei resumi-lo em apenas um:
Falta de Consciência.
Essa falta de consciência, nos afeta nos níveis físico, emocional e interno.


Imagine que você é um pássaro, e que a altura do seu vôo, é regulada pela respiração:

Se você respira de forma curta e lenta,
Seu vôo será baixo e cômodo;

Se curta e entrecortada,
Corre o risco de voar quicando no chão;

Se é profunda e lenta,
Você ganha altura de forma suave;

Se profunda e acelerada,
Você ganha altura rapidamente.

Esse vôo através do controle da nossa energia, é possível fazer literalmente no mundo astral, controlando a altura e distância percorrida pelo manejar da energia. Porém, precisamos estar despertos, e isso é tema para outra conversa.
Já aqui no físico, a energia gerada pela respiração, assim como a energia gerada pela sexualidade sem o desperdício de energia, e também pelo aquecimento do sangue com exercícios físicos que nos trazem prazer, atuam diretamente na nossa vitalidade.


Faça um teste: quando estiver com muito sono ou cansada, faça algumas respirações profundas e veja o que muda! Para ficar ainda melhor, expanda seu corpo junto com a respiração, alongue, relaxe a musculatura. Relaxar não é sinônimo de dormir, e sim, de distensionar, e nos deixar aptos a cumprir com uma tarefa. Seja ela Mental, de concentração; Emocional, deixando fluir a voz do coração e saindo do redemoinho de sentimentos negativos; ou Física, sendo para correr uma maratona, ou... dormir! Rsrs
Para tudo que vamos fazer, precisamos estar conscientes e plenos do momento. E nada melhor para nos trazer a momento presente do que uma boa e gostosa inspiração!

É importante trabalharmos um pouco de consciência na respiração, pois no geral, quando muito concentrados em algo, temos a tendência de travar ou diminuir a respiração.
E para aprender a dançar, precisamos primeiro sentir o corpo pleno e cheio de energia!
E é para isso também servem os aquecimentos no início da aula! Você prepara o corpo e aquece o sangue enquanto vai se centrando no momento presente. Observa o corpo, a respiração, relaxa o que está tenso, e então estar pronta para aprender.
Afinal não há ninguém que resista a dar uma espreguiçada depois de um bocejo e de uma longa respiração, não é verdade???


O Exercício de hoje é simples:
Respire!
Respire e perceba tudo ao seu redor, e perceba o que muda no seu corpo!
Perceba COMO você respira, e no próximo post, falaremos um pouco sobre isso.






Um comentário: